Francês III – Negação e verbo “ter”

A negação em francês consiste em dois elementos: ne e pas.

Je ne suis pas d’accord
Eu não concordo

O verbo negado fica entre as duas partículas. Na fala, em geral os franceses omitem o “ne”, mas é gramaticalmente incorreto.

Verbo ter: avoir (também irregular)
Je ai
tu as
il a
nous avons
vous avez
ils ont

J’ai (Je + palavra começada em vogal fica J’) beaucoup d’amis
Eu tenho montes de amigos

Il n’a pas une bonne vie [o s de pas continua mudo mesmo seguido de vogal)
Ele não tem uma boa vida

Tu n’est pas de bonne humeur aujourd’hui…
Você não está de bom humor hoje…

Il a beaucoup de choses
Ele tem montes de coisas

Elles ont une belle fleur
Elas têm uma bela flor

Ma famille n’est pas là-bas
Minha família está lá (lugar não visível)

Nous avons les yeux noirs
Nós temos os olhos pretos

Ah, vous avez du vin!
Ah, vocês têm vinho!

Je n’ai pas les yeux bleues…
Eu não tenho os olhos azuis…

Elle n’a pas de chaussures
Ela não tem calçados

negue que alguém tenha:
sense d’humeur (senso de humor)
une belle sourire (um belo sorriso)
l’air maladroit (um ar (de) desastrado)
l’air sympa
une petite amie (uma namorada)
l’air trist

Decore o vocabulário e domine a gramática antes de seguir para a próxima lição.

Uma resposta para Francês III – Negação e verbo “ter”

  1. GABRIELLA disse:

    es muito enteresante vou estudar brançais com esse gui é muito bom

Deixe uma resposta

